Cinco diretoras de cinema que arrasaram em 2014


Créditos: Getty Images

Ava DuVernay fez história em dezembro deste ano ao se tornar a primeira diretora de cinema negra a ser indicada ao Globo de Ouro, com o filme Selma. Além dela, ao menos quatro outras diretoras brilharam muito em 2014, lá fora e aqui no Brasil: Jeniffer Lee, Jennifer Kent, Juliana Rojas e Anna Muylaert. 

Selma, que estreou nesta quinta-feira (25) nos Estados Unidos, teve ainda três indicações: melhor drama, melhor canção, melhor ator. O filme mostra a marcha épica de Martin Luther King, Jr (David Oyelowo) da cidade de Selma até Montgomery, Alabama, que  levou o presidente Johnson a assinar a Lei dos Direitos de Voto, de 1965. No elenco estão também  Oprah Winfrey no papel da ativista Annie Lee Cooper e Cuba Godding Jr como o advogado e ativista político Fred Gray. 

Premiada com Melhor Direção pelo filme Middle of Nowhere no Festival de Sundance em 2012, Ava tem 42 anos e nasceu na Califórnia.

Outra diretora a realizar um feito inédito foi Jennifer Lee, de 43 anos: a primeira mulher a escrever e dirigir uma animação dos Estúdios Walt Disney.Com Chris Buck, ela é responsável pelo megasucesso Frozen, vencedor do Oscar de Melhor Animação este ano. O filme estreou em novembro de 2013 nos Estados Unidos, e em fevereiro aqui no Brasil.  Ela também é co-autora da animação Detona Ralph (2012), que também foi indicado ao Oscar de melhor animação.

Já a novata diretora australiana Jennifer Kent viu se longa de estreia, o terror The Babadook (2014), ser aclamado pela crítica em Sundance, um dos principais festivais de cinema independente dos Estados Unidos. Baseado em seu curta-metragem  MONSTERS,  o longa mostra Amélia (Essie Davis), uma viúva, tendo que lidar com os medos do filho, Samuel (Noah Wiseman). Estranhos fenômenos começam a acontecer com eles quando o menino encontra o livro The Babadok.

Por aqui, Juliana Rojas lançou seu primeiro longa em direção solo: Sinfonia da Necrópole, que ganhou o prêmio do Júri de Melhor Longa-Metragem brasileiro no 42º Festival de Cinema de Gramado, mostra a paixão do aprendiz de coveiro Deodato (Eduardo Gomes) pela funcionária do serviço funerário Jaqueline (Luciana Paes), que o impede de pedir demissão mesmo sendo assombrados por estranhos eventos.

O trabalho anterior da cineasta paulista, Trabalhar Cansa, codirigido por Marco Dutra, participou da mostra Certain Regard, do Festival de Cinema de Cannes, ganhou prêmios do júri no Festival de Paulínia. A diretora, roteirista e montadora tem 33 anos e é formada em Cinema na Universidade de São Paulo.

E a diretora Anna Muylaert vai ver seu último longa, Que horas ela volta?, competir em Sundance, no começo do ano que vem . No filme, a pernambucana Val (Regina Casé) vai para São Paulo a fim de trabalhar e dar melhores condições para a filha, Jéssica (Camila Márdila), que ficou em seu estado natal. Treze anos depois, a moça resolve fazer vestibular em São Paulo e vai morar com a mãe na casa dos patrões dela, o que gera conflito entre todos da casa.  A diretora paulistana de 50 anos também dirigiu Proibido Fumar (2009) e Durval Discos (2002)


int(1)

Elas são phodas na direção: cinco diretoras de cinema que arrasaram em 2014