Todos os doctors da série Doctor Who


Créditos: Getty Images

A série de TV de ficção científica britânica Doctor Who entrou neste domingo (24) para o Livro Guinness dos Recordes com o episódio que celebrou ontem à noite seu 50º aniversário, que foi transmitido simultaneamente em mais lugares do mundo na história.

O episódio, que recebeu críticas entusiasmadas no Reino Unido, pôde ser visto ao mesmo tempo em 94 países de vários continentes, tanto pela televisão como em 1.500 cinemas, alguns em 3D, para os quais foram vendidas 500 mil entradas. Doctor Who, transmitido pela BBC desde 23 de novembro de 1963, já estava no Guinness como a série de ficção científica mais longa já feita.

A audiência televisiva do programa foi de 10,2 milhões de pessoas no Reino Unido, superado apenas por Strictly Come Dancing, também da BBC, com 10,6 milhões.

Tim Davie, da BBC Worldwide, disse, ao saber do novo recorde da atração: “Sabíamos que estávamos tentando algo sem precedentes na história da televisão, pois Doctor Who é dramaturgia, e não um evento ao vivo como um jogo da Copa ou um casamento real”.

“Precisamos enviar o episódio, com antecipação, aos quatro cantos do mundo, para que pudesse ser dublado e legendado em 15 idiomas diferentes”, lembrou.

Doctor Who relata as aventuras de Doctor, um alienígena com forma humana que cruza o espaço do futuro pilotando seu Tardis, uma nave com a forma de uma das cabines de telefone azuis que a polícia do Reino Unido utilizava nos anos 70.

A longevidade da série se deve a que o Doctor pode reencarnar em outra pessoa quando está perto da morte.
Desde sua criação, 12 atores viveram o Doutor, sendo o último Peter Capaldi, que fez no sábado sua primeira aparição no episódio especial do cinquentenário O dia do doutor (The Day of the Doutor) antes de protagonizar a série desde 2014.

No episódio de ontem à noite, de 75 minutos e que começou com os créditos originais de 1963, apareceram vários atores que encarnaram o Doutor em seus 50 anos, o atual Matt Smith, seu antecessor David Tennant, Tom Baker e John Hurt.


int(1)

Episódio do 50º aniversário de Doctor Who bate recorde de audiência

Sair da versão mobile