A trilogia Batman dirigida por Christopher Nolan (composta pelos filmes Batman Begins, O Cavaleiro das Trevas e O Cavaleiro das Trevas Ressurge) é adorada por milhares de fãs e batmaníacos mundo afora. Mas não é unanimidade: o premiado escritor Christopher Priest tornou público seu desprezo pelos filmes do “xará”.

Segundo o site Digital Spy, o escritor descreveu a trilogia de Nolan como “chata e pretensiosa”, e disse que filmes como Os Vingadores e Homem de Ferro são muito mais divertidos.

“Não gosto do trabalho dele”, comentou Priest. “Acho que é raso e mal escrito. Tenho filhos que gostam de superheróis, e eles acham os filmes de Batman chatos e pretensiosos. Preferem coisas como Os Vingadores e Homem de Ferro, porque são divertidos”.

“É um erro pegar um superherói e dar um realismo psicológico”, continuou o escritor. “Não existe esse realismo psicológico. O herói é um musculoso que pula de prédios”.

“Lamento, mas é o que eu realmente penso. E acho que a prova está no público. Eu fui no cinema ver coisas como Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas e a plateia é de crianças, elas não param, não assistem ao filme, ficam conversando, mandando mensagens, tuitando, mudando de cadeira, indo no banheiro, beijando as namoradas”, despejou Priest.

O escritor de 71 anos concluiu: “O que Nolan está tentando fazer é ser um Kubrick moderno, e eu acho que seria melhor ele ser um Hitchcock moderno, um realizador de filmes bem feitos como Amnésia e O Grande Truque. Os blockbusters dele são constrangedores. Eu não vi o novo, Interestelar“.

A propósito, o filme O Grande Truque, de Nolan, é baseado no livro The Prestige, escrito por Priest. Sobre essa parceria, o escritor comentou: “Só me encontrei com Nolan uma vez, depois que o filme estava finalizado. Não estava interessado nele. Temos diferentes pontos de vista sobre o mundo. Para o mundo ele é incrível, um cineasta inovador. Para mim, ele era um garoto querendo entrar em Hollywood”.


int(1)

Escritor premiado critica trilogia Batman de Christopher Nolan: "Pretensiosa e chata"

Sair da versão mobile