O filme L’Image Manquante, dirigido por Rithy Panh e que mostra o genocídio no Camboja, recebeu neste sábado o prêmio principal da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

O prêmio foi outorgado por unanimidade, explicou no sábado (25), durante a cerimônia de entrega, o presidente do júri da mostra, o cineasta dinamarquês Thomas Vinterberg.

O filme vencedor conta o genocídio praticado pelos khmeres vermelhos durante seu sanguinário regime (1975-1979), no qual morreram dois milhões de pessoas.

Panh dedicou seu prêmio ao cineasta iraniano Jafar Panahi, que está em prisão domiciliar por rodar um filme sem permissão de seu governo após ser condenado em 2010 a seis anos de prisão e 20 de inabilitação profissional.

O prêmio do júri desta mostra foi para Omar, do palestino Hany Anu-Assad e centrado na luta pela liberdade de amigos de infância.

A melhor direção para os júris dessa mostra foi a do francês Alain Guiraudie por seu trabalho em L’inconnu du Lac, sobre uma relação entre dois homens, e o prêmio Future Award foi para Fruitvale Station, longa do americano Ryan Coogler produzido pelo ator Forest Whitaker.

Já o prêmio de interpretação foi para o elenco do filme hispânico-mexicano La Jaula de Oro, dirigido por Diego Queimada-Díez.


int(1)

Filme sobre genocídio no Camboja ganha prêmio Um Certo Olhar em Cannes