Morreu aos 81 anos Jim Nelson, veterano profissional da indústria audiovisual americana. Segundo o site The Hollywood Reporter, a causa da morte ainda não foi divulgada.

Ao longo de mais de 60 anos, Nelson trabalhou como editor de som e coordenador de pós-produção em 21 filmes, 38 séries de TV – o que significa mais de 1.700 episódios -, telefilmes, documentários e programas especiais.

A colaboração de Nelson com George Lucas é considerada histórica. Nelson ajudou o cineasta a levantar a Industrial Light and Magic, empresa que tornou possível realizar os efeitos da saga Star Wars.

De 1975 a 1977, na pré-produção de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), Nelson atuou como produtor associado ao filme. “Não havia ILM”, disse ele em entrevista de 1998. “Eram quatro paredes e nenhuma sala. Tivemos de construir as salas, comprar equipamento, criar equipamento, porque o equipamento que foi usado no filme não existia”.

Entre os filmes nos quais Nelson foi editor de som estão Loucuras de Verão, Terra de Ninguém e O Exorcista (todos de 1973).

Sem mais artigos