A maconha é pop. A erva nunca esteve tão em alta na sociedade: o Coletivo Marcha da Maconha Brasil, que organiza passeatas em diversas cidades brasileiras desde 2008, vai se fortalecendo, pedindo mais liberdade e debates para os usuários da maconha. Inúmeras iniciativas sociais pedem a liberação da droga.

E falando em droga, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – estuda alterar até o final de junho os critérios de importação de medicamentos contendo canabidiol – substância química encontrada na maconha e que pode ajudar em tratamentos de algumas doenças. Apesar da reação dos sempre vigilantes conservadores, o órgão pretende sim concretizar tal medida.

Enquanto isso, em São Paulo, acontece na Matilha Cultural a mostra A História da Cannabis: Uma Planta Proibida, com exibição de filmes, debates e palestras.

Pelo visto, foi-se o tempo em que o programa Fantástico, da TV Globo, censurou a exibição da Dança da Maconha, executada pela atriz Betty Faria e o coreógrafo e Dzi Croquette Lennie Dale.

Por outro lado, a erva “maldita” sempre esteve presente em filmes, seriados de TV norte-americanos e até nas novelas brasileiras. Confira na galeria os melhores momentos culturais dessa substância tão controvertida. Ou divertida?

Sem mais artigos