A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood informou nesta segunda-feira em comunicado que 76 países competem para entrar na lista de candidatos ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.

Trata-se de um número recorde que conta com países como a Moldávia, Montenegro e a Arábia Saudita, que participam pela primeira vez.

Entre os candidatos latino-americanos, além do brasileiro “O Som ao Redor”, de Kléber Mendonça Filho, estão o filme argentino “Wakolda”, de Lucía Puenzo;; o chileno “Gloria”, de Sebastián Lelio; o colombiano “La Playa DC”, de Juan Andrés Arango; o dominicano “¿Quién Manda?”, de Ronni Castillo; o equatoriano “The Porcelain Horse”, de Javier Andrade, e o mexicano “Heli”, de Amat Escalante.

Também estão na disputa o peruano “The Cleaner”; o uruguaio “Anina”, de Alfredo Soderguit, e o venezuelano “Brecha en el Silencio”, de Luis Alejandro Rodríguez e Andrés Eduardo Rodríguez.

As candidaturas à 86ª edição do Oscar serão anunciadas no dia 16 de janeiro no teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills (Los Angeles).

A noite de gala do Oscar será realizada no dia 2 de março no Teatro Dolby, de Hollywood, e será transmitida ao vivo pela emissora “ABC”. 


int(1)

Oscar bate recorde de países na disputa pela indicação de filme estrangeiro