Em sua 86ª edição, o Oscar prestará homenagem ao clássico O Mágico de Oz em seu 75º aniversário, informaram nesta terça-feira em comunicado os produtores do evento, Craig Zadan e Neil Meron.

O filme conquistou dois prêmios Oscar (melhor trilha sonora e melhor canção, por Over the Rainbow) e foi candidato a quatro outros, incluído o de melhor filme em 1939.

“Estamos encantados de comemorar o aniversário de um dos filmes mais queridos de todos os tempos”, afirmou Zadan.

Há duas semanas, a Academia de Hollywood anunciou que o Oscar homenageará também os heróis da telona. A temática que será o fio condutor da festa, que será apresentada pelo ícone da televisão Ellen Degeneres, em 2 de março no Dolby Theatre em Los Angeles.

Zadan e Meron anteciparam que durante o evento será realizada uma homenagem ao legado de heróis reais da cinematografia, assim como os heróis populares, os de animação e os nascidos das páginas de histórias em quadrinhos.

“Pessoas de todo o mundo vão ao cinema para ser inspiradas por personagens que assistem na tela. Festejando a gama de heróis que enriqueceram nossa experiência cinematográfica, esperamos criar uma noite de diversão e alegria”, comentou Meron.

A academia igualmente destacará o trabalho de diretores e atores que correm riscos e estimulam o público com temas provadores e personagens ousados.

DeGeneres ficará encarregada de apresentar a festa que terá “poucas surpresas musicais”, acrescentou a organização.

Até 5 de março, a sede da academia em Beverly Hills acolherá, além disso, uma exposição de fotografias e cartazes de 70 filmes realizadas durante as últimas nove décadas.

Na lista estão heróis reais como Gandhi” super-heróis como Super-homem e Batman – O Cavaleiro das Trevas, heróis corajosos como Os incríveis e de ação como Gladiador.

A edição anterior do Oscar foi dedicada a homenagear os musicais da última década.

Sem mais artigos