No dia 22 de agosto de 1965, estreava na TV Record o programa Jovem Guarda. Apresentado nas tardes de domingo pelo trio Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, o projeto foi um sucesso avassalador, numa época em que a TV aberta tinha o poder de mobilizar multidões.

O programa destinava-se à juventude considerada “alienada”, interessada em música pop – inspirada pelo rock americano -, moda, carros e ingênuos romances – um contraponto aos jovens engajados politicamente, que em plena ditadura militar envolviam-se com movimentos subversivos e, posteriormente, com a luta armada.

Nas edições do Jovem Guarda, diversos artistas se apresentavam. Além do trio de apresentadores, passaram pelo palco do Teatro Record – na Avenida Consolação, onde depois existiu o Teatro Fábrica e o Teatro ECUM, mais recentemente – gente como Golden Boys, Os Vips, Martinha, Jerry Adriani e até Tim Maia em início de carreira.

O alcance do programa era impressionante para a época: conseguia ter uma audiência de 3 milhões de telespectadores em São Paulo, e era transmitido em videotape em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife – provocando assim um fenômeno de massa invejável.

Roberto Carlos deixou o programa no final de 1968. Pouco tempo depois, a atração foi cancelada pela TV Record.

Confira na galeria algumas imagens do Jovem Guarda.

Sem mais artigos