Raquel Villar, que interpreta a enfermeira Inaiá na novela das 9 da TV Globo, Amor à Vida, resolveu fazer o teste de HIV pela primeira vez. A decisão veio após saber que sua personagem iria contrair a doença na trama.

“Nunca tinha feito e aproveitei essa oportunidade para fazê-lo e, ao mesmo tempo, sentir a sensação de como é passar por isso. Fiquei aflita, apreensiva, claro. Mas queria poder falar com propriedade de uma coisa que já passei. As pessoas têm muito medo do teste. Acho que esse exame deveria fazer parte do hemograma completo para parar de ser um tabu”, explicou ao jornal Extra.

Mesmo assim, ela contou que teve medo do desafio da personagem. “É uma questão delicada. Estou estudando muito, lendo”, explica. O aviso, diz ainda o jornal, veio do diretor da novela, Mauro Mendonça Filho.

“Nas minhas pesquisas percebi que a doença é muito estigmatizada. O mais forte não é ela em si, mas o preconceito. Espero poder quebrar um pouco isso, mostrar que as pessoas vivem muito bem. No passado, muita gente perdeu amigos, mas hoje não. As pessoas vivem anos”, reflete.

Sem mais artigos