Que tal ir ao cinema ver Sexta-Feira 13 no Dia das Bruxas, sábado 31? Oi, como é que é? Então. Neste sábado 31/10, Noite de Halloween, o clássico do horror será exibido em diversas salas da rede Cinemark no Brasil todo.

O filme é o longa-metragem da semana dentro do projeto Clássicos Cinemark, que exibe uma obra antológica por semana, em cópia digital restaurada. Não por acaso, a rede optou por Sexta-Feira 13 para a semana das bruxas.

friday_13th__1980____brazilian_poster__fan_made__by_gbmpersonal-d6m309u

E quem não conhece esse filme básico? Bom, para quem está por fora, lá vai: Sexta-Feira 13 (1980) mostra um grupo de jovens que vão sendo cruelmente assassinados num acampamento em Crystal Lake. O clima é sinistro e mórbido, claro.

O filme fez muito sucesso e gerou uma interminável franquia, transformando seu herói/vilão em ícone pop: Jason, o serial killer que aterroriza os personagens da franquia, sempre com sua máscara assustadora e sua faca incansável.

Jason-Goes-to-Hell-Jason-2

No total, foram 12 filmes da série, incluindo Freddy x Jason (2003), onde o protagonista da saga Sexta-Feira 13 enfrenta um monstrengo parecido: Freddy Krueger, o bizarro serial killer de outra série, A Hora do Pesadelo. Nos anos 80 e até meados dos 90, Jason e Krueger eram os principais ídolos da galera que curtia esse tipo de terror adolescente sanguinolento.

Sim, porque as séries Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo bebiam na fonte de uma franquia similar: Halloween, estrelada pelo maníaco Michael Myers. As três séries se apoiam no mesmo esquema: os vilões trucidam jovens teenagers americanos (que, quase sempre, estão fazendo sexo ou pretendem fazer, quando são liquidados).

Jason em versão símbolo sexual...

Jason em versão símbolo sexual…

Nos anos 90, essa estrutura foi copiada / homenageada em dezenas de filmes que repetiram a fórmula: a franquia Pânico e filmes como Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, por exemplo.

Mas, semelhanças à parte, o fato é que Jason está mais vivo do que nunca. Além do eterno culto à franquia de filmes, Sexta-Feira 13 está ganhando uma série de TV e um game. O game é financiado em uma campanha no Kickstarter e tem previsão de chegar ao PlayStation 4, Xbox One e PC em 2016.

Já a série de TV tem como produtor executivo Sean S. Cunningham, o diretor do 1º filme da grife. A série se passará nos dias atuais, mas o cenário será o mesmo: o arrepiante lago Crystal Lake. A estreia deve acontecer em algum momento de 2016.

E tem mais: um novo filme está a caminho. Originalmente programado para estrear numa sexta-feira (13 de maio de 2016), o projeto foi adiado e deve vir ao mundo somente em 2017. Não faz mal. Jason espera, ele não tem pressa…

Sem mais artigos