O norte-americano Stephen King completou 67 anos no domingo (21) ocupando uma posição invejável no mundo pop: ele é, atualmente, o autor mais adaptado em filmes, seriados e séries.

O escritor consagrado por suas obras de suspense, horror e ficção científica tornou-se o sonho de consumo de nove entre dez produtores de cinema e TV.

King escreveu quase 100 obras literárias, incluindo novelas, romances, contos, coletâneas, pequenas estórias, uma peça teatral e demais criações. De todo esse universo, foram destrinchadas cerca de 180 adaptações – já que algumas obras do autor tiveram mais de uma versão nas telas, e dezenas baseiam-se em pequenos contos contidos em coletâneas.

O sucesso do escritor no mundo audiovisual acompanha seu prestígio no universo das letras: ele é o nono autor mais traduzido do mundo, tendo vendido mais de 350 milhões de cópias em mais de 40 países.

E essa trajetória já começou bem-sucedida logo de cara: seu primeiro romance, Carrie, de 1974, foi também sua primeira obra adaptada para o cinema: Carrie, a Estranha (1976, direção de Brian DePalma), uma das mais cultuadas da lavra de King.

Atualmente ele é um dos roteiristas de TV da série O Domo, baseada em novela escrita por ele mesmo, publicada em 2009.

Confira na galeria acima algumas das adaptações mais marcantes baseadas na mente de Stephen King.

Sem mais artigos