Todo ano é aquela loucura no final do mês de outubro: filas imensas, salas lotadas, povo disputando a tapa para ver os filmes da Mostra Internacional de Cinema – que em 2014 atinge sua 38ª edição.

Então para evitar o caos total, o melhor é descolar os ingressos com antecedência. Eles começam a ser vendidos neste sábado (11). E para comprar, é óbvio, o ideal é saber a quais filmes assistir.

O Virgula ajuda você, caro leitor, listando os dez filmes mais legais, descolados e imperdíveis desta edição da Mostra. Check List:

Top Ten da 38ª Mostra

1.Viver é Fácil com os Olhos Fechados
O longa espanhol do diretor David Trueba se passa em 1966 e mostra um professor fã dos Beatles, que decide encontrar John Lennon. O título se refere a uma frase do clássico beatle Strawberry Fields Forever. Indicado da Espanha para concorrer a uma indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro.

2.Cássia
Documentário brasileiro de Paulo Henrique Fontenelle focaliza a eterna Cássia Eller, uma das mais icônicas artistas da MPB e do pop-rock nacional. Nem precisa explicar porque tem que ver, né?

3.Pássaro Branco na Nevasca
O novo filme do cineasta pop Gregg Araki (especialista em jovens, gays, drogas ou tudo isso junto) traz a estrela de A Culpa é da Água, Shailene Woodley, como uma adolescente cuja mãe desaparece.

4.Ninfomaníaca
O épico S&M de Lars Von Trier, que todo mundo já viu, será exibido com exclusividade na Mostra, em sua alardeada versão inédita e extendida: simplesmente 5h25 de duração! Quer dizer, juntando as duas partes. A primeira tem 2h25, e a segunda tem 3h.

5. Relatos Selvagens
Filme de abertura da Mostra, o longa argentino tem Ricardo Darín no elenco, e produção dos irmãos Pedro e Agustin Almodóvar – e é forte candidato ao Oscar de Filme Estrangeiro.

6.Yorimatã
O documentário do diretor Rafael Saar conta a trajetória da dupla Luhli e Lucina, cantoras e compositoras que marcaram presença na MPB dos anos 70 e 80, viveram em comunidade e tiveram um casamento a três com um fotógrafo.

7.Livre
O novo filme de Jean-Marc Vallée (de CRAZY e Clube de Compras Dallas) tem roteiro de Nick Hornby, autor do livro Alta Fidelidade, que virou filme e tema de culto pop.

8.Dois Dias e Uma Noite
Estrelado pela musa Marion Cotillard, o roteiro bizarro e hilário mostra uma moça cujos colegas de trabalho optaram por um bônus salarial em troca da demissão dela. Indicado da Bélgica a uma indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro.

9. Filho de Trauco
Longa chileno, o protagonista é um garoto de 14 anos que sonha se tornar poeta e embarca numa viagem em busca da verdade sobre seu pai.

10. Ausência
Longa brasileiro que foi destaque no Festival do Rio. Serginho é um adolescente que comanda a casa de sua família e tem um caso com o professor Ney (Irandhir Santos), muito mais velho do que ele.

Bônus Pedro Almodóvar:
O cineasta espanhol é o homenageado desta edição da Mostra, e portanto ganha uma retrospectiva de sua obra. Serão exibidos 15 longas do diretor – apenas quatro ficam de fora. Almodóvar é sempre bom de ver, rever, absorver. Imperdível!

Sem mais artigos