A nova novela das 19h da Globo, Totalmente Demais, estreia nesta segunda-feira (09/11) trazendo uma trama central bastante familiar.

Eliza (Marina Ruy Barbosa) é uma jovem que vive nas ruas do Rio de Janeiro, e que vende flores em bares e restaurantes para ganhar a vida. Mas ela será descoberta por Arthur (Fábio Assunção), dono da revista Totalmente Demais, que promete transformá-la numa modelo de sucesso. Desnecessário dizer que eles vão se apaixonar.

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Marina e Fábio em “Totalmente Demais”

Assumidamente, o enredo remete à peça teatral Pigmalião, escrita em 1913 pelo irlandês George Bernard Shaw. O texto narra a história de Eliza Doolittle, mendiga que vende flores nas ruas de Londres, e que é descoberta pelo esnobe professor de fonética Henry Higgins, que decide transformar Eliza numa dama da alta sociedade em apenas 6 meses.

A peça original gerou um musical da Broadway, My Fair Lady, que estreou em 1956 com Julie Andrews vivendo Eliza e Rex Harrison no papel de Higgins. O musical, por sua vez, foi adaptado para o cinema em 1964 (no Brasil virou Minha Bela Dama). Audrey Hepburn viveu Eliza nas telonas e Rex Harrison continuou no papel de Higgins. No Brasil, montagens teatrais do musical tiveram Bibi Ferreira e Paulo Autran (em 1965) e mais recentemente Amanda Acosta e Daniel Boaventura (em 2007).

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Audrey Hepburn e Rex Harrison no filme “My Fair Lady” (1964)

A trama central da peça Pigmalião, porém, já havia rendido uma novela global: em 1970, a trama Pigmalião 70 foi levada ao ar, também na faixa das 19h. Mas os sexos eram invertidos: Tônia Carrero vivia a milionária que se apaixonava pelo humilde feirante Nando (Sérgio Cardoso) e tentava transformá-lo num cavalheiro.

Por outro lado, esse plot básico tem conexão com outra trama muito conhecida: a história da Gata Borralheira / Cinderela, a humilde moça que é perseguida pelo Príncipe milionário, após ter cativado o galã no baile da corte. Claro que 75% das novelas partem desse mesmo esquema.

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Thalía como a “Maria do Bairro”

Basta lembrar as inesquecíveis novelas latinas exibidas no Brasil pelo SBT e Rede TV!: Maria Mercedes (1992), Marimar (1994), Maria do Bairro (1995) e Betty a Feia (1999). Vamos relembrar?

A novela mexicana Maria Mercedes tinha a estrela local Thalía vivendo uma humilde jovem que vende bilhetes de loteria na rua, e se envolve com um jovem milionário, Jorge Luís.

Na sequência, Thalía estrelou Marimar, vivendo uma humilde jovem que vive num povoado de pescadores e trabalha com atividades do ramo, e se envolve com um jovem e rico fazendeiro, Sergio.

Por fim, a trilogia Thalía se encerrou com Maria do Bairro, onde ela era uma humilde jovem catadora de material reciclável em um aterro sanitário, e que se envolve com um jovem rico, Luís Fernando.

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Com vocês, “Betty, a Feia”

Quanto à novela colombiana Betty a Feia, a sinopse é mais do que conhecida: a feiosa e desinteressante secretária Betty acaba conquistando o coração do patrão, dono de uma empresa de modas. A produção ganhou remakes em inúmeros países, incluindo México e Brasil – por aqui, Gisele Itié viveu Bela, a Feia (2009).

Até Hollywood já bebeu nessa fonte, muitas vezes. Uma Linda Mulher (1990), por exemplo, segue o mesmo plot. O ricaço (Richard Gere) acaba tirando a mocinha (Julia Roberts) das ruas – em vez de florista, ela era prostituta.

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Richard e Julia: Hollywood entra em cena com “Uma Linda Mulher”

E que tal lembrarmos da novela global Top Model (1989/1990), exibida pela Globo às 19h e reprisada recentemente pelo Canal Viva? Nela, a garota Duda (Malu Mader) vinha de Salvador para o Rio de Janeiro, a fim de se tornar a principal modelo da agência Covery. Mas o dono da agência era o vilão Alex Kundera (Cecil Thiré), que tentava engatar um romance com Duda, por quem se apaixonara, em troca da carreira da moça.

Enfim, seria muito cruel exigir que, a essa altura, em 2015, uma novela conseguisse ser francamente original e inovar em suas tramas. Aliás, em tempos onde o público da TV aberta parece preferir as novelas manjadas de sempre com tramas inofensivas (basta ver o sucesso de Os Dez Mandamentos da Record e Cúmplices de um Resgate do SBT), e com o fracasso de novelas “elaboradas”, inspiradas em séries de TV (como Babilônia e A Regra do Jogo), a opção da Globo por uma novela bem básica é a solução mais segura. Então… que comecem os trabalhos de Totalmente Demais.

As Piores Novelas de Todos os Tempos

Escrita por Glória Perez - logo quem! - e exibida pela TV Manchete, era uma modernização da ópera Carmen, de Georges Bizet. Lucélia Santos vivendo a sensual cigana era duro de engolir. E as cenas em que ela gritava
Escrita por Glória Perez - logo quem! - e exibida pela TV Manchete, era uma modernização da ópera Carmen, de Georges Bizet. Lucélia Santos vivendo a sensual cigana era duro de engolir. E as cenas em que ela gritava "Pelos poderes da Macarena"?
Créditos: Divulgação / Reprodução

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Maria do Bairro, Cinderela, Linda Mulher: os ingredientes já conhecidos de "Totalmente Demais"