Conheça três destinos alternativos para visitar neste inverno

Viajar no inverno pode ser uma experiência incrível. Aproveitar os ambientes com lareira e as experiências gastronômicas em restaurantes com cardápios próprios para o clima são algumas das vantagens da estação mais fria do ano. Porém, se a ideia é descansar e aproveitar a viagem com tranquilidade, a dica é fugir das aglomerações dos destinos mais comuns, que acabam lotados durante a estação, e apostar em opções menos frequentadas, mas não menos charmosas e agradáveis.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Por isso, a Allianz Travel, marca da Allianz Partners e empresa de seguro-viagem que, no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros, traz algumas sugestões de destinos alternativos para que essa experiência seja menos badalada, mas igualmente inesquecível.

Destinos sossegados para aproveitar o inverno

As cidades mais famosas por receberem turistas no inverno, geralmente estão sempre cheias, bares e restaurantes com muita gente e atrações turísticas com longas filas. Para fugir disso, uma dica interessante é buscar por cidades vizinhas ou mesmo apostar em propostas menos convencionais para a época, como turismo histórico ou regiões serranas.

Um destes destinos é Diamantina, em Minas Gerais. A cidade fica localizada a 300 km de Belo Horizonte e é conhecida por uma das rotas mineiras mais famosas, a Estrada Real. Em 1999, Diamantina recebeu o título de patrimônio cultural da humanidade pela Unesco por seus belos casarões, ruas de pedra e igrejas centenárias, que compõem o cenário histórico ligado à extração de diamantes no Século XVIII. O principal evento local é a Vesperata, um concerto noturno, composto por bandas que se apresentam na Rua da Quitanda, centro histórico da cidade.

Outra opção, é a cidade de São Bento do Sapucaí, em São Paulo, localizada na Serra da Mantiqueira. Apesar de ser vizinha da agitada Campos do Jordão, a região preserva o clima pacato de interior e é uma ótima opção para quem deseja tranquilidade em baixas temperaturas. O turismo rural é uma das atrações da cidade, podendo visitar pequenos produtores e conhecer artesãos. Para quem gosta de trilhas e paisagens incríveis, é possível realizar passeios ecológicos na Pedra do Baú.

Já para as pessoas que não abrem mão de um clima mais quente, Guaramiranga, no Ceará, é um destino turístico de inverno diferente. A cidade serrana está localizada na microrregião do Maciço do Baturité,  distante 100 km de Fortaleza, e é um refúgio do calor cearense. O clima ameno atrai turistas para os passeios locais, como o Mirante do Pico Alto, que oferece uma visão panorâmica da região, além do Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, que oferece atividades de ecoturismo.

Dicas Bônus: cuidados importantes para viagens de inverno

  • É essencial saber a variação de temperatura do seu destino. O ideal é sempre pesquisar o clima local, saber as previsões de chuva e sensação térmica. Essas informações irão ajudar a escolher o tipo de roupa e decidir os passeios que irá fazer. Evite surpresas desagradáveis.
  • Programe seus passeios com antecedência, se possível compre os ingressos e faça as reservas de forma on-line e evite filas.
  • O seguro-viagem é fundamental para garantir um passeio tranquilo e seguro, ainda que sua viagem seja em território nacional. Mesmo com todo planejamento, é importante se precaver de qualquer imprevisto que possa acontecer. Vale a pena investir em seguros que cubram despesas farmacêuticas, consultas via telemedicina, custos médicos e hospitalares, cancelamento de viagem e extravio de bagagem.
  • Escolha bem a mala. Prefira um tamanho compatível com a quantidade de itens que irá usar na viagem. Roupas de inverno são pesadas e ocupam mais espaço, por isso, considere que um ou dois casacos bem grossos podem ser o suficiente durante a viagem.
  • Não se esqueça de consultar sua companhia área ou de ônibus para saber os limites de peso e tamanhos de mala que poderão ser levados em cada tipo de viagem.

Conheça três destinos alternativos para visitar neste inverno

Sem mais artigos