Divulgação Sapatos tradicionais da Holanda são vistos com frequência nas ruas de Friesland

Uma cidadezinha histórica no norte da Holanda foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura em 2018. Leeuwarden fica em um estado onde as pessoas falam uma língua diferente da nacional, vivem costumes tradicionais e, apesar de pequena – conta com cerca de 108 mil habitantes -, possui mais pontos históricos do que cidades maiores e quatro parques nacionais no entorno. A Capital Europeia da Cultura é rica em história e curiosidades, mas está fora dos guias de turismo.  

Na verdade, Leeuwarden está até mesmo “fora da Holanda”. Entre os holandeses, Friesland, o estado onde a Capital Europeia da Cultura está localizada, é praticamente outro país. Em Friesland, fala-se um idioma próprio – reconhecido como língua, portanto não é um dialeto. Os sapatos típicos holandeses, klompen, são motivo de orgulho e é comum ver locais passeando pelas ruas vestindo esse símbolo holandês. Quem é do sul, dos arredores de Amsterdam, considera Friesland outro mundo, tudo em tom de brincadeira, é claro.

Como Capital Europeia da Cultura, Leeuwarden terá a oportunidade de mostrar à Europa cultura e estilo de vida. A cidade preparou uma agenda animada para os próximos meses que incluem festivais de rua, mostras de arte e dança, e shows musicais. A União Europeia seleciona um município a cada ano como polo cultural do continente.

Torre de Pisa da Holanda
Na história, Leeuwarden tem papel importante para a Holanda e já foi a capital judicial do país. A cidade abriga mais de 1 mil monumentos, dezenas de museus e butiques. Entre os pontos históricos famosos, está a torre inclinada Oldehove, construída em 1529. Popularmente, a Oldehove é chamada de “Torre de Pisa da Holanda”.

Outro lugar interessante para visitar é o Waag, uma construção de 1590, onde produtos eram pesados antes de serem colocados no mercado. Caminhar pelas ruas da cidade é como uma viagem no tempo com o conhecido charme dos canais holandeses.

Patrimônio da Unesco
A Holanda é um país com alta densidade demográfica, cerca de 400 pessoas por quilômetro quadrado – no Brasil  proporção é de 24 -, mas o país não trocou completamente a paisagem natural por muros de concreto. Pelo contrário, as casas crescem em altura para deixar espaço para árvores, jardins com flores, canais e muito charme. E se faltar terra, os holandeses “secam” mais uma porção que está sob o mar, não é mesmo?

Leeuwarden é cercada por quatro parques nacionais, ricos em fauna e flora. São eles Alde Feanen, que pode ser explorado de barco; Lauwersmeer, que fica no entorno de um lago artificial; Drents-Frise Wolf; e Schiermonnikoog, localizado em uma das ilhas ao norte de Leeuwarden.

Quem visita a Capital Europeia da Cultura de 2018, pode aproveitar para conhecer o Wadden Sea, Patrimônio Mundial da Unesco. Trata-se de uma faixa protegida rica em fauna que se estende do norte da Holanda até a Dinamarca. Na Holanda, a área fica entre o continente e as seis ilhas ao norte do país. Quando a maré está baixa, é possível caminhar até algumas das ilhas. A caminhada é como “colocar o pé na lama” literalmente, mas vale a pena pela paisagem.

Corrida nos canais congelados
A última curiosidade sobre Leeuwarden está relacionada ao tão desejado Elfstedentocht, a corrida de patins no gelo mais famosa do mundo. Todo inverno holandeses e turistas interessados no esporte torcem para que a temperatura caia o suficiente para congelar os canais das onze cidades de Friesland. Milhares de patinadores podem percorrer o circuito de cerca 200 quilômetros sobre os canais congelados: Leeuwarden é o ponto de partida e chegada. A última edição aconteceu no final dos anos 1990.  No verão, o percurso pode ser feito nas ciclovias, de bicicleta ou patins.


int(1)

‘Outro mundo’ da Holanda é eleita capital cultural da Europa

Sair da versão mobile