Enquanto outras cidades lutam para aumentar o número de visitas, Amsterdã vai no contrafluxo e tenta combater o turismo em massa. O governo quer controlar o grande número de turistas após reclamações do moradores locais.

Apesar do polo turístico arrecadar aproximadamente US$91,500 bilhões anualmente para o país, isso pode custar a essência que tantos admiram. Ellen van Loon, sócia da empresa responsável por adaptar a arquitetura da cidade para o futuro, afirmou à CNN que o número massivo de visitantes pode “destruir a alma desta vibrante cidade cosmopolita”.

De acordo com a publicação, muitos residentes se sentem incomodados com viajantes transformando as ruas em playgrounds. “Não queremos nos tornar Veneza. O problema é que Amsterdã é tão amada por turistas que acabamos recebendo muitas pessoas”, afirmou a arquiteta.

Autoridades do setor turístico acreditam que, até 2030, o número de visitantes crescerá de 18 milhões para 42 milhões de pessoas, ou seja, 50 vezes a atual população da cidade. Por ter chego ao limite, de acordo com a CNN, ao invés de promover o local, as agências pretendem focar no ‘gerenciamento de destino’.

E algumas medidas já estão entrando em vigor. Em 2018, a famosa placa ‘I Amsterdam’ foi retirada do lado externo do museu Museumplein a pedidos do governo por “atrair uma grande multidão a um espaço limitado”. Atualmente, o letreiro viaja por Amsterdã para colocar áreas menos conhecidas em evidência.

Já para preservar os campos de tulipas, os visitantes são alertados a não entrarem no meio das plantações por serem localizadas em propriedades privadas . Placas com o slogan ‘aproveite as flores, respeite nosso orgulho’ também foram colocadas ao redor de várias plantações, enquanto algumas foram até cercadas.

Outra grande mudança foi a proibição dos tours guiados pelo Distrito da Luz Vermelha.

“Turistas vêm para cá porque há algo na energia de Amsterdã que eles amam. Mas em um dado momento, quando o número de visitantes aumentar e aumentar, eles estarão matando aquilo que amam”, explica a arquita Van Loon.

Evite ciladas turísticas de Amsterdam

A julgar pelas filas, Madame Tussauds, Body World Amsterdam e The Dungeon estão entre os destinos favoritos dos turistas na cidade. Mas se você estiver na cidade por alguns dias, o Hendrikje Museum of Bags & Purses ou o Foam Photography são opções muito melhores. Dica: O Hendrikje também serve deliciosos chás em uma sala com vista para o canal.
Créditos: Reprodução/KLM

int(1)

Viajantes podem 'matar' Amsterdã e cidade tenta frear turismo em massa

Sair da versão mobile